Início » Impedimento “automático” não chega ao Brasil antes de 4 anos

Impedimento “automático” não chega ao Brasil antes de 4 anos

Por Vanessa
Continua após a publicidade..

O impedimento “automático” é uma das tecnologias mais desejadas do futebol. Porém, parece que no Brasil, essa facilidade não chega antes de 4 anos. Por quê? Tudo indica que, para isso, seria necessário um certo tempo para que todos pudessem se organizar.

No entanto, se você quer saber mais sobre esse assunto, veja agora este conteúdo. Confira!

Impedimento “automático” não chega ao Brasil antes de 4 anos

Em primeiro lugar, é importante dizer que os países dispõem de tecnologias distintas para o uso do VAR. Afinal, algumas delas melhor pode ter um custo alto para alguns lugares.

Dessa forma, essa tecnologia ainda não é 100% exata para fins de impedimento conforme a regra do jogo do futebol. Isso porque, o frame onde seria o primeiro contato do jogador com a bola nem sempre está no ponto certo.

Continua após a publicidade..

Por outro lado, é o árbitro quem define qual parte do corpo do jogador está mais próxima da linha de fundo para ser traçada a linha. E o problema esta justamente nesse ponto já que, em alguns momentos, pode acontecer certas divergências.

Fifa de pronuncia

Diante de tudo que está acontecendo, a Fifa busca por alguma tecnologia que seja mais simples de ser usar e mais eficiente também.

Nesse sentido, depois do primeiro teste da tecnologia de impedimento semiautomatizado no Mundial de Clubes em dezembro de 2019 no Catar, ela organizou outra demonstração de uma avançada tecnologia de impedimento.

No entanto, por conta das restrições da pandemia, a Fifa convidou os membros do Grupo de Trabalho para a Excelência em Inovação para uma videoconferência on-line, que foi o terceiro evento de apresentação no roteiro de 2022/23.

Implantação do VAR  em análise

Mesmo tendo sido bem-sucedida a implantação do VAR e sua incorporação às regras do jogo em março de 2018, a Fifa quer melhorar ainda mais a tecnologia em todos os níveis. Para isso, a ideia é desenvolver uma tecnologia de impedimento que seja semiautomatizada.

Afinal, dessa forma, seria possível fornecer ao VAR informações adicionais e mais precisas que ajudem a auxiliar em tomadas de decisão mais acertadas.

Dessa forma, em 22 de junho, a Fifa organizou também uma demonstração remota da avançada tecnologia de impedimento. Na ocasião, o VAR ficou hospedado por um dos fornecedores, para o Grupo de Trabalho para a Excelência em Inovação.

Nesse sentido, um dos vários provedores de tecnologia concorrentes apresentou um sistema de tecnologia de impedimento semiautomatico para 50 participantes de todo o mundo.

Assim, o grupo teve a oportunidade de aprender sobre o status atual de desenvolvimento da tecnologia e fazer perguntas detalhadas.

Novo VAR deve entrar em campo em breve

Por outro lado, o provedor de tecnologia, que já utiliza um sistema virtual de impedimento (VOL) certificado pela Fifa, também demonstrou diversos aspectos do processo de desenvolvimento e das tecnologias envolvidas.

Tudo isso com o único objetivo de entregar uma decisão de impedimento semiautomática dentro do menor atraso possível.

Afinal, dessa forma, os árbitros em campo podem ser rapidamente auxiliados em situações relevantes.

Assim, diante de tantos testes e descobertas, ao que tudo indica, em breve, teremos um VAR muito mais eficiente dentro do campo.

Agora que você sabe tudo sobre isso, é só seguir acompanhando porque aqui contamos tudo que rola no mundo da bola para você em primeira mão.

Continue navegando com a gente!

Related Posts